6 ideias para ajudar a salvar o País

Pequenas mudanças de comportamento poderão significar uma ajuda de milhões, se forem adoptadas maciçamente. Um ex-ministro da Economia disse, um dia, que bastaria que cada português consumisse mais dez euros por mês de produtos nacionais para resolver o défice da balança comercial. A receita faz, hoje, mais sentido que nunca.


Opte por produtos nacionais 

 

Tente comprar alimentos produzidos em Portugal. Este simples acto, multiplicado por milhões de pessoas, 365 dias por ano, pode fazer a diferença.

Mas não se fique pela alimentação. Existem empresas portuguesas que têm vários produtos (vestuário, calçado, tecnologia, etc.) de excelente qualidade. Por vezes, os preços são mais caros, mas esta diferença também significa uma qualidade superior, o que garante uma maior durabilidade.


Escolha matérias-primas nacionais 

 

A indústria transformadora opta, muitas vezes, por comprar matéria-prima oriunda do exterior quando, por vezes, há produtores portugueses que têm dificuldades em escoar essas mesmas matérias-primas.
A opção deve-se, na grande maioria das vezes, ao factor preço. Se esta consciência colectiva de comprar o que é nosso começar a ganhar mais adeptos, a incorporação de matéria-prima portuguesa na cadeia de produção poderá, também, potenciar as vendas desses produtos.


 

Reduza o consumo de combustíveis 

 

Por cada litro de gasolina ou gasóleo que consumimos, estamos a pagar cerca de 30 cêntimos aos fornecedores externos de petróleo. Basta que cada um possa poupar um litro de combustível por dia para que a factura externa desça consideravelmente.
Se os 10 milhões de portugueses pouparem um litro por dia, são mais 1 095 milhões de euros que ficam em Portugal


 

Gaste menos electricidade 

 

É outro dos pesos-pesados da factura externa do País. Grande parte da energia eléctrica que é produzida durante o dia é gerada com recurso aos combustíveis fósseis, quase todos importados. Se reduzir fortemente o consumo de electricidade está também a contribuir para que o País reduza o endividamento externo.
Dê prioridade ao período nocturno para ligar electrodomésticos, como as máquinas de lavar roupa e loiça. Não só a electricidade é muito mais barata, como é quase toda produzida com base em fontes renováveis... portuguesas.


Faça férias cá dentro 

 

Aproveite para passar férias no seu próprio país. Portugal tem uma oferta turística diversificada e de qualidade.
O dinheiro que vai gastar é reintroduzido na economia e contribui para que os hotéis, restaurantes e numerosos espaços de lazer necessitem de mais mão-de-obra, ajudando a combater o desemprego.

Poupe mais e melhor 

 

Aplique as suas poupanças em títulos da dívida pública portuguesa, como os certificados de aforro ou os fundos de investimento com aplicações em dívida nacional.
O rendimento do capital pode não ser tão elevado como nas bolsas ou noutros produtos financeiros, mas é uma aplicação mais segura e com rendimento garantido . Evita que o País se endivide ainda mais no exterior, o que passa uma excelente mensagem para os mercados internacionais.