É fundamental apoiar a produção nacional!

Portugal vive hoje num clima de crise, com a economia na Bancarrota, o desemprego, a redução das pensões sociais.  A culpa é decerto dos politicos que geriram mal o páis neste últimos 30 anos mas todos temos um pouquito de culpa também. Não ajudamos a defender a nossa economia, não damos preferência nas compras a produtos nacionais.

Quando vamos às compras, procuramos o produto mais barato. No entanto, o que é hoje mais barato poderá tornar-se muito caro para todos nós a curto prazo. O nosso mercado está inundado por produtos fabricados no estrangeiro. As grandes empresas de distribuição, nomeadamente os hipermercados, ajudam a esta situação, não tendo em conta o interesse nacional. Quando compramos produtos estranegeiros, estamos a contribuir para o aumento das exportações de economias estrangeiras e a contribuir para o seu crescimento. Não nos podemos nunca esquecer que estamos a enfraquecer a nossa economia e a reduzir os postos de trabalho no nosso país além de promover uma situação que leva ao encerramento das empresas.



Produtos nacionais? E Como é que osidentifico?
É realmente bastante simples. Existem no entanto dois aspectos a ter em conta: existem marcas nacionais e produtos nacionais.

Marcas nacionais, como o nome indica têm origem e produção no nosso país (exemplos: Sumol, Compal, Mimosa, Critical Software)

Produtos nacionais, são produtos fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou mesmo internacionais. No entantos são produtos feitos com mão-de-obra portuguesa, que contribuem  para o crescimento da nossa economia e para fomentar o emprego no nosso país.


E na hora de escolher, como é que devo agir? Que atitude tomar?

Bem, na hora de escolher, é  fácil tomar uma atitude correcta: procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560, seguidamente confirme na embalagem a origem do produto. Quase todos os produtos portugueses começam por 560 no código de barras. Posteriormente poderá ter em conta se a marca é nacional ou não e, claro, a qualidade e preço do produto. Atenção: existem algumas empresas portuguesas (produtos portugueses) que possuem códigos de barras proprietários, o que significa que são produtos portugueses que não têm o código 560, no entanto os códigos proprietários "costumam" ter um formato diferente (não têm 13 dígitos), existe também o caso dos produtos de peso e quantidade variável, por isso informe-se sempre antes de comprar. Para uma total garantia de que seja um produto nacional verifique sempre na embalagem ou na informação do produto, o local de fabrico ou de origem. Seguem-se em exemplo, os modelos dos códigos de barras de formato EAN-UCC/GS1 (formato padrão/com 13 dígitos):




Divulgue, mude os seus hábitos, ajude, tome uma atitude!
Fale com os seus amigos acerca deste assunto, divulgue o Movimento 560 no seu local/site através dos painéis de divulgação, ponha um cartaz na sua loja/empresa, mande um sms, envie esta mensagem por mail, por fax, mas acima de tudo, mude de atitude. Todos nós agradecemos. Um pequeno gesto, uma grande atitude... Compre produtos portugueses!